WORLDPACKERS: Como fazer uma aplicação impossível de ser ignorada?


Muita gente vem me falar que quando mandam mensagens para hostels na plataforma da Worldpackers, a maioria deles nunca responde ou negam a aplicação. Por experiência própria eu posso dizer que em geral, isso acontece por causa de falta de informação suficiente na hora da aplicação para a vaga.
O que mais existe são hostels ao redor do mundo em busca de voluntários, ao mesmo tempo que existem milhares de voluntários buscando hostels e, é ai que a gente tem que aprender a como se destacar. 

A primeira coisa que você precisa PARAR de fazer é: mandar a mesma mensagem para todos os hostels. Quando o texto é pronto e formatado para dar certo com qualquer anfitrião fica óbvio a frieza e a falta de proximidade, que é justamente o oposto do que se deve passar. Quando escrevemos para alguém queremos mostrar que estamos disponíveis para o que necessitem, que demos uma boa olhada no perfil do hostel e que realmente nos interessamos nele especificamente por algum motivo.

A seguir, fiz uma lista de itens básicos que seu texto deve conter e como escrever-lo.

- TEXTÃO
Não pense que se você mandar um textão eles vão achar ruim, porque é justamente o que eles querem: textão! Eles querem saber da sua vida, do porquê você quer ir pra la, como e o quê você pode agregar ao hostel naquele período que você selecionou.

- PORQUE VOCÊ
Comece se apresentando, conte um pouco da sua vida, porque está viajando, porque quer voluntariar? Quer aprender o idioma? Você já FALA outro idioma? O que fazia antes e o que pretende fazer no país que está indo. O que você sabe fazer que vai agregar ao hostel? Você está disposto a fazer qualquer tarefa desde limpeza até recepção ou guia turístico? Você é bom com fotografia? É bom com comunicação com os hóspedes? Conte tudo mesmo. Conte se você é formado em alguma profissão ou se sabe fazer algo diferente. Mostre porque você merece ser chamado ao invés das outras 20 aplicações que o hostel recebeu na mesma semana.

- PORQUE ELES?
Depois de se apresentar, é hora de mostrar que você estava prestando atenção no seu anfitrião e que não é apenas uma mensagem quadrada que você enviou para6 ou 7 hostels na mesma cidade.
Porque você quer ir para ESSE hostel especificamente? Tem algum diferencial que você viu nas tarefas a serem desenvolvidas? Você acha que a vaga de social media daquele hostel tem tudo a ver com seu perfil? Ou a vaga de bartender ou ajudante de cozinha faz todo sentido para você, já que adora o contato com os hóspedes? Você ficou tão apaixonado pelas fotos do lugar e pela energia que te passaram que você não consegue mais parar de pensar em como seria trabalhar num lugar como aquele? Ou você está completamente apaixonado pelo mascote do hostel, aquele cachorrinho que você viu nas fotos (essa nunca falha, mas tenha certeza de que é o mascote e não um doguinho aleatório).

- FLEXIBILIDADE
Todos os anfitriões amam essa palavra. Se você tiver flexibilidade, não apenas de datas de chegada e partida, mas também versatilidade para desempenhar qualquer tarefa dentro do hostel, com certeza você está DENTRO! Conte que você é totalmente ok com limpar o hostel, trabalhar turnos da noite na recepção, ajudar no café da manhã, ficar na recepção ou até mesmo agitar a galera para sair a noite e ser o guia do rolê. É como qualquer vaga de emprego (mesmo que seja apenas voluntariado), aquele que mostra mais proatividade e maior flexibilidade em todos os aspectos, tem mais chance de ser chamado.

Outras dicas que são bem óbvias, mas é bom lembrar: seja sempre muito amável nas mensagens. Se der, procure escrever no idioma deles. Peça aos amigos (especialmente os viajantes – pode até mandar pra mim!) para darem uma revisada antes. ;)

Tirei o print de uma mensagem que mandei para um hostel em Recife no ano passado, da uma olhada em como faço a abordagem:
Com essas dicas fica muito mais fácil escrever uma mensagem impossível de ser ignorada. Mesmo que seu anfitrião não tenha disponibilidade naquela data, se ele gostar de você ele vai dar um jeito de ter você no time, seja reajustando outros voluntários em outras datas ou até mesmo te propondo um outro período para o voluntariado – já aconteceu comigo! A partir daí vai de vocês dois definirem o que funcionar bem para as duas partes.

Ter um perfil bem completo de informações ajuda muito também. Além disso, antecedência nas mensagens (até dois meses antes dependendo do destino) é a melhor chave para conseguir a vaga. Mesmo que te respondam para entrar em contato mais perto da data da viagem, eles já vão saber da sua disponibilidade!

Lembrando que se você ainda não assinou a membership do Worldpackers pode aproveitar esse link com 10 dólares de desconto e começar a mandar as mensagens para os hosts!!

Espero ter ajudado com as aplicações. Quando der certo me escreve contando se você usou minhas dicas! E não esquece de seguir meu instagram (@beautyfull_blog) porque lá sempre posto muitas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM: @beautyfull_blog