¿Hola, que tal? O que você precisa provar ao viajar pela América do Sul

Com certeza, uma das melhores experiências que podemos ter em uma viagem é a gastronômica, certo? Afinal, cada continente possui uma cultura diferente e cada lugar tem uma culinária única e maravilhosa!

Hoje, faremos uma viagem pela América do Sul e vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos pratos típicos e receitas de drinks de cada país desse nosso querido continente. Com influências indígena e europeia, esse mix cultural da América Latina resultou em uma variedade de iguarias para todos os gostos.

Dessa vez, o Brasil ficou de fora, porque vamos explorar o nosso país em um post exclusivo logo mais. Por hora, vamos mochilar juntos pela América Latina:


Foto: viajeseumundo.com

        Choripan: é a típica comida de rua e não tem mistério - consiste em pão, linguiça e muito molho chimichurri. A linguiça Argentina é sem igual e o toque mágico do choripan está no próprio molho, que leva temperinho verde, alho, azeite de oliva, orégano e vinagre.
        Alfajor: quem nunca ouviu falar dos famosos - e maravilhosos - alfajores argentinos? Geralmente recheados de doce de leite local, é quase um crime visitar o país sem levar umas dúzias embora para casa!

Bolívia

        Empanadas de arroz: como podemos perceber, as empanadas são muito comuns na América do Sul. Porém a Bolívia deu uma cara diferente ao seu petisco, utilizando especialmente o arroz para compor a massa.
        Salchipapas: a dica já está no nome: são batatas com salsicha. O prato é geralmente servido como petisco e uma ótima opção para quem está mochilando e quer gastar pouco – fácil de encontrar e baratinho.


Foto: bbcgoodfood.com

        Pastel de Choclo: apesar de levar esse nome, esse quitute não se trata de um pastel. Ele é, basicamente, o que conhecemos como o escondidinho de carne, porém coberto por uma camada de milho adocicado – que é o famoso “choclo”.
        Pisco: no caso não se trata de uma comida, mas sim de uma bebida muito famosa no Chile - tanto quanto a cachaça é no Brasil. Feita da aguardente da uva, ela pode se transformar na versão mais turbinada, chamada de Pisco Sour em que se é adicionado limão, açúcar, clara de ovo, angostura e gelo. Ficou com água na boca e quer conhecer mais sobre essa e outras receitas de drinks? Veja aqui como fazer drinks deliciosos.

Foto: chefsitoencasa.com

        Arroz de coco:  feito com leite natural de coco e servido normalmente na casca do próprio coco. Também podem ser encontrados juntamente com outra iguaria local: os patacones, pedacinhos fritos de banana da terra.
        Bandeja paisa: original da região de Paisa, esse prato é um mix de sabores e ótimo para dividir entre amigos. Na versão mais tradicional da receita, você encontra um mix de patacones, arepa, chorizo, linguiça, arroz, feijão, pedaços de abacate e torresmo. Outras receitas também incluem ovo frito, arroz e carne de polvo. A bandeja paisa é, sem dúvidas, uma ótima pedida se a intenção é provar um pouquinho de tudo! E, para a sobremesa, a dica é experimentar o famoso canelazo – chocolate quente forte com canela.

Equador

        Chifles: são fatias de banana fritas servidas com vários tipos de molhos, como de queijo, pimenta ou amendoim, acompanhadas de arroz frito. Esse é prato é ideal para quem é fã da combinação agridoce.
        Boloncitos de plátano verde: é um bolinho frito de banana da terra com recheio de queijo. Como podemos perceber, no Equador existem diversas comidas típicas feitas com banana que com certeza valem ser experimentadas!

Guiana
·         Pepperpot: um dos pratos mais tradicionais é o ensopado de carne, bastante aromático por ser temperado com canela e molho de mandioca. Além disso, a receita leva pimentas fortes e tem como carne principal a de boi ou porco, mas há variações com frango também. A culinária da região é conhecida por suas especiarias, que vão do curry ao cardamomo.

Guiana Francesa

        Caldo D´aoura: um dos pratos mais típicos e pedidos da região, nada mais é do que uma mistura de caranguejo, peixe defumado, camarão, frango e legumes, que são temperados com frutos de aurora - encontrado em todo o país.

Paraguai

        Tortilhas: Se parecem muito com as empanadas argentinas, mas possuem o recheio mais generoso e sua massa pode ser assada ou frita, podendo ainda ser feita à base de trigo ou mandioca.
        Vori Vori: esse prato consiste de um ensopado de carne - frango ou boi no osso - com bolinhas de fubá e queijo. Ficou curioso pela nomenclatura? Como sabemos, o Paraguai é um país bilíngue tendo espanhol e guarani como línguas oficiais. O nome vori vori vem do guarani e, no português, pode ser traduzido para bolinhas – a forma singular seria apenas vori (bolinha).


        Pollo à la brasa: mundialmente conhecido pelas belezas do machu picchu, o Peru também oferece uma culinária deliciosa. esse prato se assemelha muito com os frangos do churrasco no Brasil. Porém, o pollo à la brasa é feito na brasa de carvão e temperado com iguarias locais e, geralmente, é servido acompanhado de batatas fritas - ou, papas fritas, como diriam os locais!
        Arroz com mariscos: formado por um extenso litoral, o Peru possui um cardápio recheado com frutos do mar. O arroz com mariscos é uma das pedidas mais populares, geralmente feito com camarão e peixe fresco. Dizem os locais que o sabor do prato está em utilizar a água de cozedura do camarão como caldo para o arroz.

Foto: friendlysrestaurants.com
Suriname

        Frango frito com batata frita:  acredite se quiser, mas um prato muito comum e barato para se comer no Suriname é a famosa porção de frango frito com batata frita.
        Moksi meti: esse é um dos pratos mais típicos da região, mistura arroz, frango, milho, tomate temperinho verde e cebola – algumas versões levam noodles como base. Ao final, o toque especial do prato fica por conta da pimenta preta e do suco de limão.

Uruguai

        Asado: basicamente, o churrasco Uruguaio. Os cortes de carnes mais utilizados são: chorizo, colita de cuadril e chinchulines, todos assados na parrilla, um sistema de grelhas móveis que utiliza brasas incandescentes (a queima se dá separadamente). Claro, há a velha pergunta sobre qual é o melhor: o asado Argentino ou Uruguai? Só provando para saber a diferença!
        Dulce de leche: assim como na Argentina, o doce de leite é muito tradicional e saboroso. Por lá, o doce de leite é consumido diariamente, seja em pães, bolos e até mesmo puro – como uma sobremesa rápida e deliciosa. Entre os drinks, não tem erro: o bom e velho vinho uruguaio é a escolha certeira.

Venezuela

        Asado negro:  é o prato que mais representa o país e consiste no corte da parte traseira do boi que é revestido por um molho feito de rapadura, vinho e ají doce. Geralmente, o prato é servido acompanhado por arroz e banana da terra pouco madura.
        Hayaca: também chamado como hallaca, a receita consiste em uma massa de milho com ovo, passas e frango, servidas na folha de bananeira.


Agora você já está por dentro das iguarias mais famosas da América do Sul e já pode ter uma ideia do cardápio (rico e saboroso) que espera por você. Com certeza conhecer cada uma dessas iguarias - será um dos pontos altos da sua viagem por esse continente tão rico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM: @beautyfull_blog