Beleza em férias: cuidados com a pele em viagens de verão

13:21

Sair de férias significa tirar um tempo para esquecer da rotina turbulenta e relaxar o máximo possível. Enquanto alguns preferem usar esse tempo para viajar, conhecer lugares novos e diferentes culturas, outros apenas escolhem passar o tempo em frente ao mar. Mas o que muita gente acaba esquecendo em ambos os casos é que sair de férias não significa abandonar os cuidados com a saúde e beleza, e mesmo estando longe de casa é preciso, e possível, arrumar um tempinho para cuidar de si.
Atenção especial no calor

Dependendo do destino escolhido, alguns procedimentos básicos como esfoliar a pele, limpá-la e hidratá-la após o banho são mais que suficientes. No entanto se for para um lugar frio ou muito quente há algumas especificidades a ter em conta. Em viagens de verão, os cuidados com o sol devem ser redobrados.

Devido sua incidência mais direta, os raios UV apresentam um perigo a longo prazo (doenças como câncer de pele), e também o risco imediato de queimaduras após passar um dia inteiro “torrando” sob o sol. Além disso, quando as temperaturas estão muito altas, a chance de desidratação é bem grande! Sendo assim, é preciso tomar algumas precauções.

Arrumando as malas

Em uma viagem de verão em que o principal objetivo é relaxar e aproveitar os dias quentes devemos nos preocupar em levar alguns itens indispensáveis. Nesse caso o que não pode faltar na mala é: protetor solar, hidratante, esfoliante, lencinhos umedecidos, água termal e loção pós-sol. Esses produtos em conjunto manterão sua pele protegida e bonita.

Cuidados na piscina

Muitos que optam por passar as férias em lugares quentes consequentemente acabam abusando dos banhos de mar ou piscina, o que influencia diretamente na saúde da pele. As piscinas contêm uma grande quantidade grande cloro, que por ser um produto químico muito forte, pode causar algumas reações adversas como irritação e ressecamento. Portanto, logo após sair da piscina, tome imediatamente uma ducha seguida da aplicação de um hidratante.
Cuidados na praia

O sal do mar em contato com a areia e o sol podem causar um grande estrago na sua pele, portanto, sempre depois de nadar não deixe de tomar uma ducha de água doce. Ela evitará que sua pele fique irritada ou com vermelhidão.

A areia também costuma ficar bem quente nos dias de calor intenso, e quando em contato com alguma parte mais sensível do seu corpo, pode até causar queimaduras! Para evitar que isso aconteça, tenha sempre na bolsa um lenço umedecido, ele será muito útil para remover aquela areia indesejada.

Cuidados noturnos

Você não precisa de muito para manter a sua pele em ótimo estado mesmo em condições adversas e fora da sua rotina costumeira de beleza. Após um dia de diversão, reserve alguns minutinhos depois do banho para alguns tratamentos como esfoliar a pele e aplicar uma máscara renovadora de 1 a 3 vezes por semana.

Além de dar uma aparência de pele lisinha, também proporcionarão uma limpeza profunda. Como esfoliar a pele ainda elimina as células mortas, esse procedimento é perfeito para remover toda aquela pele descascada e manchas ocasionadas pelo sol.  A esfoliação ainda contribui para o bronzeado, pois deixa a pele mais receptiva e garante uma cor mais homogênea.

Depois basta fazer uma boa hidratação, especialmente pela perda de líquidos e ressecamento causados pelo sol, mar, piscina...E não pense que esse passo é desnecessário pois no calor sua pele já fica com a impressão de estar mais oleosa. Se não for devidamente hidratada, nosso organismo produzirá mais sebo para manter os níveis de umidade da pele, deixando-a mais engordurada! Então escolha uma loção leve e com substâncias calmantes (camomila e aloe-vera), para aliviar os efeitos do sol.
Me queimei, e agora?

Muitas vezes acabamos exagerando no tempo que ficamos expostos ao sol, ou o protetor acaba perdendo o efeito depois de algum tempo ou saindo após diversos banhos de mar. Por isso, sempre utilize um filtro com fator de proteção de no mínimo 30 e reaplique após toda vez que entrar na água, ou a cada 3 horas.

No entanto, se mesmo assim acabar toda vermelha e ardendo, faça o uso de uma água termal sob a pele afetada. Ela repõe os sais minerais perdidos, refresca e acalma a área queimada. Utilizar um creme pós-sol também ajuda a recuperar a pele, suavizando a inflamação e irritação, e deixando aquela sensação de frescor.

Renovando e mantendo o bronzeado

Para quem quer aproveitar e colocar o bronze em dia, alguns cuidados são de extrema importância para garantir um efeito bonito e dourado, mas sem prejudicar a saúde da pele. Assim, evite a utilização dos óleos bronzeadores, especialmente para quem já tem a pele mais oleosa. O uso desses produtos em geral deve ser reduzido e sempre feito em conjunto com filtro, senão pode acabar com queimaduras graves.

Procure fazer uma alimentação à base de bastante ingredientes antioxidantes e com betacaroteno, como a cenoura, a laranja, a couve, o espinafre e a acerola. Essa substância estimula a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, esses alimentos reduzem a ação danosa dos radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele, especialmente as marcas de expressão e rugas causadas pelo sol.

Se quiser manter seu bronzeado por mais tempo, evite os banhos quentes e demorados, pois a alta temperatura da água removerá a oleosidade natural da pele e prejudicará a manutenção da cor. Também procure usar hidratantes que contenham vitaminas A, C e E na fórmula, que ajudam a manter o bronze por mais tempo e ainda contribuem para a produção de colágeno e no combate aos radicais livres, evitando aquela aparência esturricada de quem tomou bastante sol.

Se seguir esses cuidados e beber muita água certamente vai conseguir manter uma pele saudável e bonita. Pelo caminho, não se esqueça de aproveitar o melhor das suas férias. Quem sabe a gente não se encontra por aí?


Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram