Yoga: técnica para relaxar corpo e mente

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Dia Internacional do Yoga (21 de junho) está chegando, e a prática que surgiu no oriente, Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, ganha cada vez mais adeptos em sua busca para relaxar.
Atualmente, se pararmos por alguns instantes apenas para observar como está o mundo, conseguiremos perceber o quanto ele anda “doente”. Em um ambiente frenético, de tantas metas a serem cumpridas, papéis a serem representados, não se consegue uma pausa para estabelecer conexão com respiração, com seus propósitos e com o que pode ser melhorado em nós mesmos, para que possamos estar fortalecidos na batalha diária da vida. Esse fortalecimento só pode ser conquistado com o relaxamento.

E o yoga aparece para dar uma mãozinha nessa harmonia. Com exercícios de alongamento e meditação, o aluno consegue mais facilmente controlar a respiração, a postura, a focalização dos sons, a bioenergia, o relaxamento e a percepção do mundo.

 Os exercícios equilibram os lados físico e emocional, melhora os níveis de estresse, a capacidade de concentração, a memória e o ritmo respiratório. Esses são apenas alguns dos benefícios procurados por quem pratica o yoga. De acordo com a professora Guta Coutinho (proprietária do Yoga ON, Estúdio (@_yogaon), em uma prática completa são trabalhadas as quatro partes que formam o ser humano: mente, corpo, emoções e energia vital. Atualmente, ela conta em seu espaço com turmas regulares, turmas personalizadas e aulas individuais para práticas de Hatha Yoga, Hatha Vinyasa Yoga, Relax e Yoga Restaurativo.

 “O yoga tem por objetivo a harmonização dos corpos físico, emocional/mental, por meio de séries práticas, que entre elas se destacam as posturas psicofísicas chamadas asanas, feitas com presença e excelência a fim de expandir a consciência, elevar a energia e reintegrar o praticante ao Todo. No plano físico, a flexibilidade e a resistência muscular aumentam, os músculos são tonificados e o corpo físico preparado para permanecer sentado, confortável e estável, a fim de entrar na prática Meditativa. Através da prática superamos limites físicos, mentais e emocionais. Buscamos o estado de reconexão e equilíbrio”, explica Guta.
Fonte: ZeroG
Equilíbrio

Grosso modo, essa prática e filosofia antiga da Índia consiste no equilíbrio entre o corpo e a mente. É a união de técnicas que trabalha o ser humano nas suas mais diversas potencialidades, que abrange técnicas para condicionar e controlar respiração, concentrar a mente, aprender a controlar a energia do corpo, filosofia comportamental e ética para a melhor compreensão do mundo e uma vasta disciplina ética e moral para nos aproximarmos da alma humana.

Fonte: Yoga of Color
As vantagens de fazer Yoga

1 – Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde;

2 – Alivia doenças respiratórias, dor nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades; Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro;

3 – Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas);

4 – Possibilita sensível melhora da condição estética e definição corporal. Podemos trabalhar o corpo sem desenvolver hipertrofia (aumento de volume de massa muscular);

5 – Aprimoramento do intelecto, concentração e memória;

6 – Melhora e reforça a auto-estima, a auto-imagem e a força de vontade;

7 – Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo;

8 – Proporciona alívio do estresse;

9 – Possibilita entrarmos em contato com a real expressão de nosso potencial latente;

10 – Proporciona autoconhecimento e paz interior.

Fonte: Yoga.com
Resultados

Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares. “Um corpo forte e flexível nos leva a uma mente forte e flexível”, diz Guta.

Para gestantes e yoga restaurativo

A gestação é excelente época para o autoconhecimento e a compreensão das leis que regem todos os fenômenos da natureza. Nesse período em que tantas transformações, físicas, emocionais e mentais acontecem, muitas ferramentas normalmente utilizadas na prática do Yoga podem trazer auxílio a alguns desconfortos da gravidez, trazer equilíbrio entre serenidade e força, preparar para o parto e para o convívio com o bebê.

Yoga Restaurativo é uma prática passiva, onde através de posturas passivas, com o uso de props (acessórios próprios para a prática) e maior permanência, preparamos o corpo para uma reorganização fisiológica, visando reequilibrar o organismo como um todo. A prática de yoga restaurativo é pautada em 3 pilares: observação, compaixão e suporte (físico e psicológico).

Confira alguns benefícios de ambas as práticas:

- Alivia dores nas costas e articulações;

- Combate edemas nas pernas;

- Fortalece a musculatura pélvica;

- Facilita a recuperação pós-parto;

- Ajuda a compreender e aceitar as transformações do organismo durante a gestação;

- Favorece a comunicação entre a mãe e o bebê;

- Prepara para um parto mais tranquilo.

- Ajuda no tratamento de fibriomialgia, síndrome do pânico, depressão, transtornos de ansiedade e stress pós traumático.



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