Decoração escandinava: o que é e como usar

09:00


Para quem busca uma decoração clean e sofisticada ao mesmo tempo, um ambiente ao estilo escandinavo é uma ótima opção. O conceito decorativo é salpicar cores em um local branco. A combinação entre simplicidade e aconchego deste estilo é o resultado perfeito para quem busca viver mais com menos.
A Escandinávia é uma região do norte da Europa formada pelo Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. O estilo escandinavo surgiu no início do século XX e tem características do artesanato regional e paisagens dessas regiões. O desenhista Carlo Larsson foi pioneiro nesta tendência de design de interior.


Características da decoração escandinava
A ideia de um espaço escandinavo é um estilo básico, moderno e minimalista. Uma área que tenha o design limpo e atraente, buscando o equilíbrio entre o tom branco do ambiente e as decorações ao redor. Para quem se incomoda com o excesso do branco, almofadas estampadas, quadros, livros e vasos coloridos são ótimas opções.  Para criar uma atmosfera nesse estilo, cores como branco, cinza e bege são ideais e juntar objetos com tom envelhecido é essencial. Um traço desse estilo é buscar simplicidade, evitar o exagero de prateleiras, enfeites, bibelôs. O ideal é deixar o espaço livre para circulação. Peças étnicas e lembranças de viagens são uma alternativa para dar um tom rústico a decoração. Outro ponto importante é a iluminação natural, com janelas grandes e cortinas leves, ou luzes artificiais, sempre priorizando o branco.



Dicas para decoração escandinava
Para quem não tem grandes janelas para ter uma iluminação natural, o certo é investir em luminárias de luz branca com boa intensidade. Janelas de vidros também são uma opção para aumentar a reflexão da luz. Na questão da iluminação, são muito importantes as paredes brancas que ajudam a manter o espaço iluminado. Evite as cortinas, mas se colocar, use tecidos claros e fluidos para não atrapalhar a passagem de luz. Esquiva-se do excesso, tudo deve ser usado com equilíbrio, sempre optando pelo simples, mantendo o lugar limpo e despojado. Para quebrar um pouco do tom branco, utilize materiais naturais como madeira, pedra, lã e linho. Pequenos detalhes também fazem a diferença. Um vaso com suculentas, caixinhas, enfeites em geral, mas sempre lembrando de não abusar e buscar simplicidade. Outro fator importante é a mistura de móveis vintage e clássicos com objetos contemporâneos, fazendo um encontro entre o tradicional e o moderno.
Não tenha medo de acrescentar seus gostos ao modelo escandinavo. O ponto de referência é esse, porém você pode acrescentar muitos outros elementos.


Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram