X-MEN: Apocalipse Vs Guerra Civil

17:52

2016 é o ano dos filmes de herói. Só no primeiro semestre foram lançados 3 filmes de peso com o tema, todos de produtoras diferentes: "Batman vs Superman", da Warner (DC), "Guerra Civil" da Disney (Marvel) e "X-Men- Apocalipse" da Fox.
Estranho seria se não comparássemos esses filmes, não é? Por isso resolvi fazer esse post comparando X-Men e Guerra Civil apenas, já que Batman vs Superman já resenhei aqui para o blog.
Não preciso nem dizer que essa comparação é feita por critérios bem subjetivos, minha opinião mesmo. Se discordar de algo, sinta-se à vontade para usar os comentários aí em baixo.

Enredo
Em "X-Men: Apocalipse" temos a forma clássica dos heróis se reunindo para deter uma ameaça maior. Já "Guerra Civii" temos heróis batalhando entre si devido diferenças ideológicas. Qual foi mais fiel as HQs? Essa eu deixo para os especialistas mas, analisando a trama objetivamente, é impossível não dar a vitória a Guerra Civil que brinca com os termos "herói" e "vilão" ao colocar personagens que aprendemos a admirar fazendo coisas à margem da lei (e brigando com seus próprios colegas).
Vitória: Guerra Civil
Personagens / Atores
De um lado Homem de Ferro, Capitão América e o carismático Homem Aranha. De outro Magneto, Mística e Jean Grey. Quem é mais carismático? Quem atua melhor?
Robert Downey Jr. é inegavelmente um excelente ator, mas X-Men tem Michael Fassbender, igualmente excelente, igualmente indicado ao Oscar. Chris Evans é carismático e conseguiu me fazer simpatizar com um herói que antes achava um porre, mas do outro lado vemos Jennifer Lawrence que é tão querida pelo público que fez com que sua personagem, essencialmente vilã, passasse a ser heroína. De ambos os lados, os estreantes Tom Holland e Sophie Turner também não fizeram feio em sua primeira participação como heróis.
Só essas comparações renderiam um post a parte mas concluo escolhendo "X-Men". Gostaria de dizer que é porque a franquia da Fox tem James McVoy ou que é porque Jennifer Lawrence, sozinha, tem mais Oscars do que todo o elenco de Guerra Civil.
A verdade pura e simples é que eu prefiro os personagens de "X-Men" aos de "Vingadores".
Vitória: "X-Men: Apocalipse"

Emoção
Esperava mais emoção em Guerra Civil. Quando li a adaptação da HQ em livro, tinha vontade de chorar em quase cada capitulo, porque sentia que a coisa era séria e os personagens estavam tomando caminhos sem volta. Já no filme, apenas a seqüência final me trouxe o mesmo sentimento, em nenhum outro momento senti que havia algo em perigo. Acho muito pouco tempo para um filme de nome Guerra Civil.
Nesse ponto, "X-Men: Apocalipse" supera fácil seu concorrente. Eu senti que havia um inimigo sério a ser enfrentado, fiquei com medo de que alguém pudesse morrer, vibrei nas cenas em que os heróis tomavam a dianteira e me segurei na cadeira a cada reviravolta dessa batalha.  Talvez não tenha sido o mesmo para quem não gostou do filme mas, como eu disse, critérios subjetivos aqui.
Vitória: "X-Men: Apocalipse"

Ação / Luta
Uma categoria digna de nota num filme de ação e de super heróis. Qual filme teve as melhores cenas de ação e de luta?
"X-Men" abusou dos efeitos especiais em suas cenas mas Guerra Civil soube tirar o melhor de cada personagens, seja nos momentos de batalha ou nas cenas de ação. Na cena da perseguição você vê claramente o Pantera agindo de modo felino, Falcão utilizando suas asas, Capitão seu escudo de Adamantium - o mesmo se dá na cena do Aeroporto, onde todos parecem estar em pleno domínio de seus poderes e habilidades.
Você pode utilizar o argumento de que os heróis de "X-Men" estão em sua primeira batalha mas é inegável que as cenas de luta aqui são menos fluídas e a menos combinações e interações entre os personagens. Sim, a cena do Mercúrio é espetacular, mas trata-se do momento de um único indivíduo, não mostra um pouco de cada herói como são as seqüências de Guerra Civil.
Vitória: Guerra Civil


Desfecho
O desfecho de "X-Men: Apocalipse" mostra um início, o de "Guerra Civil", o final de um ciclo. Qual é o melhor? Difícil dizer, pois os heróis estão em momentos diferentes nas duas histórias.
Como me recuso a proclamar um empate, mantenho que, assim como na trama, o desfecho de "Guerra Civil" é mais interessantes e traz mais curiosidade para o que será dos próximos filmes da Marvel.
Vitória: Guerra Civil

Qual o melhor?
Ambos os filmes tem suas qualidades: "X-Men: Apocalipse" tem aquele feijão com arroz que os críticos detestam mas os leigos amam, personagens incríveis e muito, mas muito fanservice.
"Guerra Civil" tem fanservice também e consegue aliar tudo isso com uma história que, mesmo não tendo sido fiel aos quadrinhos, foi coerente a própria narrativa que a Marvel construiu até esse momento no cinema. O mesmo não se pode falar da franquia "X-Men" que teve que fazer um filme para corrigir sua linha do tempo (Dias de um futuro esquecido) e cujos produtores da Fox não parecem ter muita noção de onde está história está indo.
Por tudo isso, a vitória vai para "Guerra Civil".

Mas, se ainda não viu e gostar de um bom entretenimento, recomendo igualmente "X-Men: Apocalipse"

Acho que você vai gostar:

1 | Comente!

  1. Adorei a comparação! Ainda não vi X-men mas gostei bastante de Guerra Civil!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram