Como ter um blog de sucesso?

08:30

Sei que muitas leitoras aqui também são blogueiras, troco ideias com algumas e acompanho o trabalho de outras. Gosto muito dessa coisa da gente se ajudar, participo de uns 100 grupos no facebook e sempre estou respondendo dúvidas que me enviam por email ou inbox mesmo.
A maioria delas é sobre a qualidade de um blog, como fazer sucesso, como tirar fotos melhores, como ter um conteúdo bacana e informativo, parcerias, etc. Sempre que eu identifico um assunto que pode virar post eu trago pra cá, como foi o caso dos vídeos sobre fotografia que eu fiz recentemente. Mas dessa vez resolvi fazer um apanhado de tudo o que eu sei, tudo o que eu conheço e, mais ainda, de vários conteúdos incríveis que tem disponível gratuitamente nessa internet maravilhosa! Com vocês... “Como ter um blog de sucesso”.

A primeira coisa que temos que fazer responder algumas perguntas que eu elaborei baseada no perfil do meu blog e no que eu queria que ele fosse/representasse. Vale até anotar as perguntas e suas respostas e deixar visível para que você consulte sempre que se sentir desmotivada.
O que é ser um sucesso, para você?
Qual seu público atual e qual o público que você quer alcançar?
Você gosta das fotos que posta no blog? Elas são suas?
Seus títulos são criativos e chamam a atenção das leitoras?
Seu layout te agrada atualmente?
Quanto tempo você dedica diariamente no seu blog? Você acha que poderia melhorar isso?
Você tem um mídia kit?
Sabe usar ferramentas de SEO?
Sabe aproveitar ao máximo o que as redes sociais oferecem como recurso de divulgação?
Você sabe se organizar?
Você sabe onde realmente quer chegar com o trabalho que está desenvolvendo?

Essas questões são a base de qualquer negócio de sucesso e quando eu falo “sucesso”, quero dizer o objetivo dos seus sonhos alcançado, já que isso é muito relativo de pessoa para pessoa. É claro que hoje em dia ser blogueira é uma profissão (ainda que existam pessoas que só bloguem por hobbie), e que sim, a maioria das pessoas começam um pensando em ter várias parcerias e ganhar dinheiro. Não vou ser hipócrita e dizer que “se você já está começando com esse objetivo, é melhor parar por ai”, porque na verdade, os blogs viraram sim um sinônimo negócio rentável, porém, só permanece no mercado quem realmente ama esse tipo de trabalho, que envolve muita pesquisa, estudo –tanto de como utilizar as ferramentas quanto sobre tendências ou qualquer que seja o assunto do seu blog-. 
Depois de responder às perguntas acima, fica mais fácil encontrar o tipo de ajuda e dicas que você precisa para melhorar a cada dia o conteúdo do seu blog. Alguns links úteis vão te dar o direcionamento necessário, de acordo com o que você pretende fazer para investir mais tempo e conhecimento nele.

A Sernaiotto tem um projeto chamado OrgBlog que vai te ajudar a transformar cada cantinho do seu blog. Aliás, o blog dela é todinho voltado em ajudar outras blogueiras, vale a pena passar umas boas horas navegando pelo conteúdo que ela cria com tanto amor.

O CodeAcademy disponibiliza gratuitamente, em português, um curso básico para quem quer aprender a mexer com HTML e CSS. São coisa que ajudam muito na hora de mexer em determinada parte do seu layout e aprender é sempre bom.

O blog Vinte e Tantos Anos listou alguns cursos online e gratuitos para quem quer estudar comunicação, aprender a escrever numa linguagem que seu público se identifique e ficar mais próximo das suas leitoras. Sem contar dos cursos de marketing de conteúdo, redator web profissional e marketing pessoal, que são essenciais para qualquer blogueira.

O PagSocial é uma ferramente muito válida para divulgação quando você é do tipo de gosta de criar conteúdo para baixar, como freebies e e-books, por exemplo. Com ele, ao invés de pagar com dinheiro pelo material que você produziu, as pessoas pagam através de divulgação do seu blog no Facebook ou Twitter.

O Scup desenvolveu um gráfico incrível onde você pode consultar os melhores dias e horários para publicação nas redes sociais com comentários e dicas.

Se sua intenção for melhorar a qualidade do canal no youtube, esse vídeo de uma hora é um tutorial completo de edição para Adobe Premiere. Mas também exitem outros vídeos com tutoriais específicos e mais aprofundados de acordo com suas necessidades. Além de muito conteúdo sobre outros programas de edição, basta dar uma procurada por lá.

Já se você quer melhorar suas fotos, pode começar com esses dois vídeos que produzi sobre fotografias para iniciantes, seja com câmera profissional ou com a câmera do seu celular.

Tenho certeza de que essas dicas vão ajudar vocês a chegarem onde desejam com o blog, desenvolverem o senso crítico, se sentirem mais estimuladas a postarem e terem muitas ideias criativas! E continuem me enviando suas dúvidas, assim eu posso produzir materiais cada vez mais completos :)
Beijos!

Acho que você vai gostar:

5 | Comente!

  1. Adorei o post! Essas perguntas são ótimas, e até tive dificuldade para responder, mas são super válidas! Será que você pode indicar onde posso aprender ou mesmo fazer um post sobre mídia kit? Ainda tenho algumas dúvidas! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!! Que bom que gostou! A Paloma Sernaiotto está com um projeto de curso de mídia kit, acho que você vai gostar, olha: http://sernaiotto.com/

      Excluir
  2. Amei o post! E vou dar uma olhadinha em todos os links que você separou, acho que vão ajudar muito. Beijos

    www.jessicamontagnhani.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que bom que gostou! <3
      Esses links me ajudaram bastante, espero que te ajude também!! :)

      Excluir
  3. Cumprindo a visitinha ^^ Amei! esclareceu bastante coisa em relação ao blog, coisas que eu nem sabia que precisavam ter rss Obrigada! e parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram