Como elevar a autoestima e ter tempo para cuidar de você

12:23

Hoje em dia não são só as mulheres, mas a população em geral tem uma enorme preocupação sobre a aparência e uma autocrítica severa e, muitas vezes, injusta, consigo mesma. O primeiro passo para elevar sua autoestima é aceitar que ninguém é igual a ninguém e que as pessoas devem te amar (depois que você se amar) pelo que você é por dentro. Parece clichê, mas muita gente ainda insiste em viver de aparências e de mostrar que é uma coisa totalmente diferente nas redes sociais.
Ah as redes sociais, tanta evolução e tecnologia para nos colocar em contato, quem diria que um dia ela se tornaria o mal da humanidade. Não estou aqui para criticar, nem dar conselhos como “evite passar tanto tempo desejando a vida da ‘amiga/celebridade’ no instagram e no facebook”. Mas tenho que dizer: procure passar um tempo analisando a sua e perceba como ela é especial, simples, digna, as vezes animada, abençoada... Talvez esse seja o primeiro passo para começar a trabalhar na sua autoestima.

Para entender esta praguinha melhor e, assim, termos as armas certas para lutar contra, precisamos saber quais são as causas da baixa autoestima:
- insegurança
- perfeccionismo
- dúvidas constantes sobre si e sobre outros
- não saber quem você realmente é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada, ou depressão
- não se permitir errar
- necessidade de agradar a todos
- necessidade de aprovação
- necessidade de reconhecimento
- críticas e autocríticas
- culpa
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- medo
- raiva
- perdas e dependência (financeira e emocional)
Se você se identificou com um ou mais itens desta lista não se preocupe, não sinta vergonha e não desista de tentar mudar esses fatos. Sei que muitos deles parecem não depender de nós, como a carência, o medo e a frustração mas, você já se perguntou se as pessoas ao seu redor estão ai para somar coisas positivas em duas vidas, ou se elas apenas acentuam esses sentimentos negativos dentro de você. Escolher boas companhia, seja na escola, no trabalho ou para passar a vida toda ao seu lado, é um fator muito importante para moldar quem somos e quem seremos ao longo da vida. Por isso, não tenha medo, nem dó, de se livrar do que é ruim e não se esqueça que você deve vir em primeiro lugar, ame-se primeiro.

Depois de se livrar de tudo o que é negativo (e isso inclui coisas, pessoas, vícios e costumes), devemos nos dar uma chance de nos conquistarmos. Isso mesmo: procure por exercícios de autoconhecimento como listas sobre o que você gosta, perguntas sobre você mesmo (eu recomendo esse post aqui), uma linha do tempo com as coisas mais legais da sua vida, outra lista sobre suas qualidades, planos para o futuro (esse aqui dá uma animação que só vendo!), monitore seus pensamentos, etc. 

Não está feliz com o espelho? Não tem problema nenhum em procurar um nutricionista, começar uma academia, pesquisar receitas saudáveis na internet. O que não pode é ficar se lamentando sem fazer nada para mudar isso, mas lembre-se: 1- procure profissionais e não faça loucuras; 2 – A vontade tem que partir de você por querer estar bem e não de críticas destrutivas e comentários maldosos de pessoas que não sabem nada sobre você.

Mantenha um diálogo interno e entenda que você merece sim, ser amada. Mas nunca que esqueça que este amor deve partir de você primeiro e depois dos outros. Faça algo que te deixe feliz todos os dias, seja exercícios, comer chocolate, ouvir música super alto (que se dane os vizinhos!) cozinhar ou até coisas mais incomuns: crie um blog, entre para um grupo de correspondência de cartas escritas a mão (tem vários no facebook), aprenda algo novo, pode ser uma língua, crochê, desenhar, mexer com algum programa de computador, tudo é válido e hoje em dia, as coisas são tão fáceis que você nem precisa sair de casa para isso. Mas se o problema for ficar muito tempo em casa, saia sim, chame as velhas amigas para um café em algum lugar bacana, passeie no shopping e veja as vitrines, saiba o que está na moda, mesmo que seja para não comprar nada: veja pessoas diferentes, fale com a atendente e diga que não se imagina usando uma roupa tão descolada, se ela for legal, vai te encher de elogios e te fazer comprar metade da loja sem perceber: pontos para você 1) você conversou com alguém diferente; 2) ganhou elogios e 3) está cheia de roupas novinhas para arrasar no próximo passeio.
São coisas bobas que você pode inserir na sua rotina sem nem perceber, mas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia: você vai se sentir mais a vontade consigo mesma, vai acabar elogiando mais as pessoas e tornar o dia delas muito melhor, criando uma atmosfera de energias positivas e todo mundo vai sair ganhando (para entender sobre essa energia que fica ao nosso redor, você pode pesquisar sobre fluído cósmico). Sua ansiedade vai diminuir, a vontade de se arrumar e sair vai crescer, vai haver harmonia entre o que você sente e o que você diz e o melhor de tudo: aquela necessidade da aprovação das outras pessoas vai desaparecer. Imagine uma vida de “foda-se, ninguém paga minhas contas!” hahahaha. 
Sua autoconfiança vai lá no céu e você começará a ser mais flexível com os fatos, ou seja, menos mimimi na hora de enfrentar os problemas e debater ideias, sem contar que a satisfação pessoal e o desempenho no trabalho, mesmo que você trabalhe em casa, assim como eu, vão aumentar significativamente, assim como seus relacionamentos e sua paz interior.

Nunca se esqueça que ser feliz é uma questão de escolha. Evite pensamentos negativos e procure sempre deixar o dia das pessoas mais feliz, tudo o que você fizer de bom vai voltar como uma bola de neve linda e enorme bem na sua cara hehe. Nós funcionamos como as plantas, que absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio, devemos enfrentar a negatividade com bom humor e exalar apenas coisas boas para o universo. Pensamentos positivos atraem coisas positivas, o universo conspira a favor de quem tem algo de bom para oferecer em troca, mesmo que seja energia renovada e saudável.

Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram