O que é ASMR e como seu cérebro responde aos estímulos

14:53

Você provavelmente já sentiu essa sensação em algum momento de sua vida. Trata-se de um arrepio que corre do topo da sua cabeça até as dobras da sua coluna e te relaxa, deixa você quase que em estado de transe, com medo de se mexer e perder aquela sensação. Cada pessoa tem um ponto sensorial diferente da outra, por isso você talvez ainda não tenha definido o seu. Alguns canais no Youtube são especialistas em criar esta sensação em quem assiste seus vídeos. Eles são praticamente um remédio para quem tem problemas com ansiedade ou insônia, basta assistir e você irá sentir um relaxamento instantâneo. Eu estou viciada neles, todo dia assisto um antes de dormir e, o mais legal, é que nunca vi um até o fim, porque sempre apago antes, de tão eficaz que eles são.
As técnicas usadas pelos profissionais da ASRM, sigla em inglês para Resposta Sensória Meridiana Autônoma, também chamada de orgasmo cerebral, podem ser a cura para vários problemas relacionados à mente. Aproveitando que no próximo dia 09 de abril é o dia internacional do ASMR, separei alguns vídeos e explicações para você.

Pessoas que tem uma boa resposta sensória costumam ter sensações distintas, o que torna sua descrição algo complicado. Os estímulos podem causar um quase hipnótico estado de relaxamento e felicidade. É como aquela sensação de formigamento no interior e no topo da cabeça, que pode se estender pela nuca e até os braços e pernas. Não adianta tentar ficar explicando a sensação aqui, porque elas são únicas e variam de pessoa para pessoa. Por isso, encontrei esse vídeo que explica um pouco mais sobre essas sensações.

O site Mega Curioso listou as principais características de uma boa resposta sensorial:

Vozes suaves e calmantes;
Sussurros bem próximos a um microfone ou aos ouvidos;
Tons de voz equilibrados, controlados;
Sotaques estrangeiros no seu idioma nativo;
Ruídos feitos com a boca, como estalar os lábios;
Atenção pessoal exclusiva, como receber cortes de cabelo, maquiagem ou exames médicos;
Ver a realização de trabalhos manuais feitos com precisão;
Sons de batidas leves e repetitivas em materiais diversos;
Ruídos suaves de materiais raspando ou cliques sucessivos;
Manuseio cuidadoso de objetos preciosos;
“Barulhos brancos”, como zumbidos baixos ou som de chuva.

Também separei meus dois canais favoritos sobre o tema, cada dia assisto um vídeo diferente. Já tentei fazer isso com canais brasileiros – sim, temos ótimos profissionais dessa área no Brasil – mas não consegui me concentrar tanto quanto nos canais americanos. A verdade é que existem centenas de canais por aí (esses dias achei um francês) que você pode experimentar e descobrir qual te faz sentir mais relaxada.

Essa é a Heather Feather, apesar de ser bem nova, ela tem milhares de inscritos e conta com alguns vídeos realmente interessantes. Os meus favoritos são aqueles com receitinhas de doces japoneses que ela prepara.
E essa é a Gentle Wishpering. Ela trabalha com isso ha um bom tempo e acho que é a mais famosa da área. Eu amo os vídeos com objetos, como a escova de cabelos e o porta velas, um dos mais famosos do canal, com 10 MILHÕES de visualizações. Ah, ela também faz alguns vídeos em russo, mas eu prefiro os em inglês mesmo, pois, como disse, cada um responde de maneira diferente. 

Além dessas, exitem várias outras pessoas, inclusive homens, com canais super acessados. Geralmente os vídeos tem temas, como literatura, consulta médica, receitas, massagem, ou mesmo uma conversa sobre como foi seu dia e quão belos são seus olhos, boca, nariz, cabelo, etc. Para conhecer mais canais basta fazer uma busca no youtube com a sigla ASMR.

Você já conhecia essa técnica? Se não, como foi assistir pela primeira vez esse tipo de vídeo e quais foram suas sensações?

Acho que você vai gostar:

8 | Comente!

  1. Novo canal em Portugês https://www.youtube.com/c/TerapiaAsmrBrasil

    ResponderExcluir
  2. Olá , eu também tenho um canal de ASMR, Brasileiro.
    https://www.youtube.com/channel/UCSIl4gsYmy68BzxgqQ_TsuA (Belmont ASMR)
    te convido a conhecer! :*

    Blog Lazy Days✿


    ResponderExcluir
  3. Olá , eu também tenho um canal de ASMR, Brasileiro.
    https://www.youtube.com/channel/UCSIl4gsYmy68BzxgqQ_TsuA (Belmont ASMR)
    te convido a conhecer! :*

    Blog Lazy Days✿


    ResponderExcluir
  4. Olá gostei desse video de ASMR sons com a boca : https://www.youtube.com/watch?v=cUl7b7ukFiw ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu amo ASMR! Descobri a algum tempo e é incrível como me relaxa e me transmite uma sensação de bem estar.

    Escrevo mais sobre ASMR aqui: http://asmrbrasil.wixsite.com/asmrblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que banaca! Vou ler, gosto de saber mais sobre esse assunto!

      Excluir
  6. Olá, assisto já faz um tempo e é ótimo. Me relaxam bastante. Encontrei por acaso, gosto da sensação de alguém penteando o cabelo e procurei no YouTube, logo vieram vários vídeos com essa sigla, bastou assistir o primeiro que me apaixonei. Também não consigo assistir até o final, fico tão relaxada que vou caindo no sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh eu tenho descoberto novos canais muito incríveis, acho q vc ia gostar. Talvez eu faça um novo post!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram