Você sabe o que é a ansiedade?

16:01

A ansiedade é uma condição básica de sobrevivência para o ser humano, servindo como alerta diante de situações estressantes ou quando nos deparamos com o desconhecido. É comum, no decorrer dos acontecimentos diários, apresentarmos sintomas ansiosos, pois é a forma que o nosso organismo encontra para lidar com as diversas situações, porém, a partir do momento em que a preocupação e o estado de apreensão se torna algo fora do controle, que afeta o convívio social e o desempenho seja ele profissional ou escolar, ela deixa de ser um comportamento adaptativo/comum e torna-se desadaptativo/patológico.
Em geral, é comum que as pessoas apresentem pelo menos um sintoma ansioso durante sua vida e atualmente, até mesmo as crianças, desde muito cedo já sofrem com sintomas ansiosos. Pessoas ansiosas apresentam dificuldade em concentrar-se, fadiga, perturbação do sono, sudorese, desconforto abdominal, palpitações e dores musculares e irritabilidade. Apesar de apresentar respostas físicas, a ansiedade pode facilmente ser controlada através da conscientização do motivo que leva a esse estado, análise da forma com que se encara as situações e também, através de treinos respiratórios e relaxamento progressivo muscular.

Ao ficarmos ansiosos, o corpo tende a enrijecer, causando tensão muscular, sendo muito comum dores nas costas e nuca. Sendo assim, é possível controlar os sintomas através de relaxamento muscular, que pode ser trabalhado durante sessões terapêuticas e realizado em casa de duas a três vezes por dia. Já com relação a fadiga apresentada, o treino respiratório é um excelente aliado para reduzir os níveis de ansiedade, pois regula a oxigenação do cérebro e pode ser feito em qualquer lugar, assim que houver necessidade.
Quando há uma exacerbação dos sintomas ansiosos, é possível que uma patologia tenha se instalado, causando transtornos relacionados a ansiedade quem podem ser: Transtorno de Pânico; Fobia Social; Fobia Específica; Transtorno Obsessivo Compulsivo; Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Generalizada; Transtorno Induzido por Substâncias; Transtorno devido a uma Condição Médica Geral e Agorafobia que apresentam diferentes respostas em determinadas situações e que devem ser diagnosticados por um profissional capacitado, requer acompanhamento e dependendo da intensidade dos sintomas, é necessário o uso de medicamentos combinado com a terapia.
Jéssica Storti Cirino
Psicóloga - CRP: 06/119524

Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram