Resenha: trilogia Jogos Vorazes

16:45

Vocês vão falar: “Mas fia, para de postar resenha de livros que já tem filmes lançados!”. Eu sei, mas são meus livros favoritos gente! Hahah e dessa vez é diferente, porque o último filme dessa trilogia (na verdade vão dividir em dois para tirar mais dinheiro da gente) ainda nem saiu, vai! Eu gosto de Jogos Vorazes porque não é uma simples história para jovens como a maioria dos livros. Nesse, a autora aborda temas importantes da nossa sociedade atual: fome, pobreza, guerras, massacres, abuso de poder, etc. São fatos que merecem ser pensados e é isso o que a Suzanne Collins faz, de uma maneira sutil, ela nos leva a refletir sobre como as coisas são resolvidas hoje em dia e que futuro tudo isso nos reserva.

Livro 1 - JOGOS VORAZES - Katniss Everdeen é uma garota pobre do Distrito 12 que precisa caçar para alimentar sua família e manter as condições mínimas de sobrevivência. Ao ser voluntária, no lugar de sua irmã, na 74ª edição dos Jogos Vorazes sua vida muda completamente. Ao lado de Peeta Melark, ela descobre uma capital rica e excêntrica que vive às custas dos produtos produzidos em todos os 11 Distritos, além do seu, que é responsável pela mineração do carvão. Ao ganhar, de maneira audaciosa, a edição dos Jogos em que participou, ela cria inimigos poderosos que farão de tudo para não deixar que ela se torne o símbolo do fim da opressão a que os Distritos vem sofrendo há anos.
Livro 2 – EM CHAMAS - Ao lado de Peeta, Katniss volta para seu Distrito como vencedora e logo descobre que o presidente Snow não está feliz com a situação. Alguns grupos de rebeldes começam a ganhar força nas manifestações contra a opressão e Snow intensifica as atividades militares (e violentas) nos Distritos. Katniss e Peeta são convocados para mais uma edição dos Jogos Vorazes como desculpa de uma ‘Edição de comemoração’ pelos 75 anos do evento, o que na verdade é apenas uma das primeiras tentativas do presidente de mata-la e acabar com a esperança que cresce nos corações da população. O que Snow não sabia, é que já existia uma conspiração entre os organizadores desta edição dos Jogos para acabar com ele.
Livro 3 – A ESPERANÇA -  Ao sobreviver a mais uma edição dos Jogos Vorazes, Katniss acorda em um avião, sem saber onde está e em quem confiar, ela recebe a notícia de que as manifestações tomaram uma proporção nacional e que seu Distrito foi dizimado em um massacre. Ela também descobre a existência do 13º Distrito, um lugar onde os sobreviventes do massacre se escondem, treinam e planejam seu ataque à capital e ao presidente Snow. Nesse livro não tem nenhuma edição dos Jogos, mas sim uma guerra onde muitas vidas próximas à Katniss são perdidas, grandes segredos são revelados e, principalmente, pessoas que pensávamos que eram do bem, só queriam ocupar o lugar de Snow, em busca de poder e ascenção. De todos, é o livro mais triste e com mais perdas, mas também o que nos faz sentir mais próximos dos personagens. O final é simples e muito emocionante, afinal, Katniss aprende que é melhor permanecer ao lado de quem sempre esteve próximo e desenvolver um amor de gratidão, do que correr o risco de confiar em pessoas que não passaram pelo que ela passou. É uma história em que o amor fica em segundo plano, ele só ganha atenção mesmo, a partir do final do segundo livro e ainda assim não é uma bela história de amor, mas um conto de realidade e aceitação.
Faltam muitos detalhes e personagens que não citei aqui, porque o post ficaria gigantesco, mas vale muito a pena ler os três livros. Como eu disse, o final surpreende pela sua simplicidade. Beijinhos e que a sorte esteja sempre a seu favor!

Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram