"Cultura do estupro": a culpa é da vítima?‏

12:19

De coadjuvante num cenário simplório na Pré-História, à imagem idealizada na Idade Média, com uma sucessão de conquistas por sua maioria, acredita-se que a mulher tem conquistado cada vez mais seu papel na sociedade. Não mais como propriedade, hoje ela é dotada de uma independência, que atualmente vem sido deturpada nas afirmações que alegam que o comportamento de uma mulher é além de um convite, uma razão para que a mesma seja não apenas vítima, como também responsável de uma agressão sexual.
Os assédios nos metrôs de São Paulo (que não são poucos) desencadearam essas indagações, que resultaram numa pesquisa em que 26% dos mais de três mil entrevistados, afirmam que 'a mulher que não cobre seu corpo merece ser estuprada'. Ora, é curioso de se imaginar como esses mesmos adeptos à chucra ideia explicariam o fato da Índia com seus "saris" apresentar uma "cultura de estupro" coletivo com uma vítima a cada vinte e um minutos.
Tais afirmações ferem não apenas os Direitos Humanos, como também os direitos das vítimas cujo grau de instrução em sua maioria apresenta um conhecimento precário da violência, muitas delas até mesmo não estão conscientes de tal e acreditam ser culpadas da violação do seu corpo.


Mediante a isso, conclui-se que uma mulher na rua, após as 23h, de um dia exaustivo de trabalho, no único caminho para sua casa o qual não tem infraestrutura ideal pois não é amparado adequadamente pelo Estado, obviamente deseja ser estuprada? Ou será que ao sair para comprar certa peça de roupa, ao invés de "liquidação de verão" lê-se "compre-aqui-sua-peça-pró-estupro" e nós estamos cegos demais que não conseguimos enxergar isso?
É necessária uma maior intervenção do governo não só no que diz respeito da conscientização e divulgação de tal realidade, mas que defenda a independência de todo e qualquer indivíduo, seja qual for a sua conduta desde que dentro do seu dever de cidadão, principalmente num país onde tudo que não tem punição adequada, acaba virando moda.

Acho que você vai gostar:

0 | Comente!

Tecnologia do Blogger.

Fotos do Instagram